PRÁTICA DA LUA CHEIA

Prajna Paramita
O que é


A lua cheia é um momento de refletirmos a iluminação do Buda, há uma força potencializada de transformação. Sutra do Coração do Prajna Paramita é uma prática especial para remoção de obstáculos e o benefício de todos os seres. Pela acumulação do mantra, o reconhecimento da vacuidade acontece naturalmente. Segundo nosso querido Lama Samten, o sutra nos auxilia a compreender que tomamos contato com o mundo através dos 5 'skandas' , ou seja, as formas, as sensações, as percepções, nossas estruturas internas e a consciência. Na 2a. Nobre Verdade, falada pelo Buda Sakyamuni, entendemos que a verdade da 'construção do sofrimento'. Há a co-emergência como um processos ativo, e portanto, nossas identidades são construídas e móveis, e passíveis de serem conectadas e desconectadas. Assim, a liberdade é possível!

Veja os comentários do lama sobre esta prática:




CEBB Curitiba realiza mensalmente essa prática especial no primeiro dia da lua cheia.


Datas e horários


31.08.2015
segunda às 19:30
Buda Amogasiddhi
27.09.2015
domingo às 9:00
Buda Vairocana
27.10.2015
terça-feira às 19:30
Buda Akshobya




5 Diani Budas



Buda Akshobya

Sabedoria do Espelho - Capacidade de ver os seres construindo seus mundos. O mundo que eles enxergam espelha a mente deles. Nossa visão de mundo é um espelho da nossa mente. Com a compreensão disso, brota naturalmente o acolhimento.







Buda Ratnasambhava

Sabedoria da Igualdade - Ajudar esses seres aonde eles estiverem.Sustentar e olhar da mesma forma. Generosidade sem expectativas, natural. A maior generosidade é ver o potencial de liberdade de manifestação do outro.







Buda Amitabha


Sabedoria Discriminativa - Olhar todo e qualquer fenômeno como ele realmente é. Olhar e entender da forma mais profunda. Os ensinamentos budistas nascem dessa sabedoria. Olhar para outro e fazer aflorar suas habilidades. Exame dos processos mentais.





Buda Amogasiddhi


Sabedoria da Causalidade - Destruição dos comportamentos negativos. Na causalidade entendemos: se nós fazemos ações positivas, ou, mesmo se apenas tivermos aspirações de coisas positivas, nós brilhamos.







Buda Vairocana


Sabedoria de Darmata - Ainda que a gente esteja em um mundo de relações, isso não é a realidade maior. Não somos as identidades, somos a dimensão livre incessantemente presente, disponível, antes, durante e após as construções dessas identidades.



(fonte: Instituto Caminho do Meio



O mantra do Prajna Paramitta ou Sutra do Coração

Gate gate Pāragate Pārasamgate Bodhi svāhā.


Sânscrito
Pronúncia
Tradução livre
Gate gate
[gəteɪ gəteɪ]
Atravesse
Pāragate
[pɑɹɑ gəteɪ]
Atravesse para a outra margem
Pārasamgate
[pɑɹɑsɑm gəteɪ]
Atravesse completamente para a outra margem
Bodhi svāhā
['bəʊdiː swɑhɑ]
Iluminação, quão maravilhosa!